quarta-feira, 21 de maio de 2008

Aikido

Acho que ainda não comentei (embora muitos saibam) que pratico Aikido.

Antes que alguém pergunte, o Aikido é uma arte marcial que foi desenvolvida por Morihei Ueshiba no começo do século XX, com base no Daito Ryu Aiki Jujutsu, uma arte marcial tradicional - um Budo. Assim, embora seja moderno, por suas raízes o Aikido também é considerado um Budo, uma arte samurai.


Essencialmente, o Aikido envolve uma série de torções e projeções, praticamente sem trabalho de solo, e sem chutes e socos (os chutes e socos só são usados para atacar, iniciando o golpe propriamente dito), utilizando movimentos circulares que se aproveitam da força de quem ataca.


Aikido: Caminho (do) da Harmonia (Ai) com o Ki. Ki é a energia essencial, é o mesmo Chi do Tai Chi Chuan, e, teoricamente, a mesma energia que os personagens de Dragon Ball Z usam quando vão soltar seus "Kamekameha". Mas não, nós não soltamos bolas de fogo no Aikido.


Ao longo dos anos de treino - atualmente, pouco mais de quatro -, vim aprendendo muito com o Aikido. Obviamente, ele me deu mais coordenação motora, que sempre foi um problema na minha vida, e mais agilidade e consciência corporal.


Mas, além disso, o Aikido me ensina a ter uma postura de não-agressão. No treino de Aikido, quem ataca, perde. Quem começa atacando, o chamado Uke, acaba no chão, arremessado ou conduzido pelo Nage, que é quem efetua o golpe. E esse Nage precisa sempre manter calma e atenção, para que o golpe saia da forma correta.


Treinar me ajuda a manter a calma no cotidiano. Sou uma pessoa ansiosa, agitada, e embora não possa dizer que deixei de sê-lo, hoje consigo conter toda essa ansiedade e me concentrar no meio do furacão. Manter uma postura condizente com o Aikido é estar atenta sem estar ansiosa, é estar pronta para a ação, sem perder a compostura.


Além, é claro, do fato de que não há stress que sobreviva a uma bela sessão de treino jogando pessoas para um lado e para o outro...



Isso é Aikido!

3 comentários:

Anônimo disse...

Vai ver isso aí é tudo que eu preciso! Coordenação motora? Consiência corporal? Acho que a mamãe esqueceu de mandar pôr em mim, na gestação. rs

Mas, ah, seria bem mais divertido se tivesse bolas de fogo! Seria, sim!!!

Só não daria muito certo comigo, né?! Incêndio na certa...

Anônimo disse...

"Mas não, nós não soltamos bolas de fogo no Aikido."
Droga... Ninguém quer me ensinar a dar um hadouken

"No treino de Aikido, quem ataca, perde"
Deve ser emocionante assistir uma aula (-_-)

Anônimo disse...

Eri, procure por "chi kung", ou "qi gong". ;)

Rosa