quinta-feira, 15 de maio de 2008

Procrastinação

Eu confesso: sou uma procrastinadora¹ crônica, com pouquíssimas chances de reabilitação.

Antes que alguém pergunte como consigo ser advogada, sendo ao mesmo tempo procrastinadora, dou uma resposta simples. É que os prazos são os grandes amigos da procrastinação. São eles que impedem que procrastinemos ao infinito, limitam o lapso temporal do adiamento. Toda vez que preciso fazer alguma coisa, estabeleço um prazo peremptório - se for dilatório, já sei que vou insistir em ampliá-lo seguidamente.

Porém, nem tudo nessa vida tem prazo, e são exatamente as tarefas desprovidas de prazo fixo que fazem o inferno de todo procrastinador. Aliás, que fique claro que esse inferno é composto de dois aspectos, o interno e o externo.

O aspecto externo, por óbvio, é a cobrança alheia. É o amigo que pediu um CD com as fotos da viagem, o parente que pediu um parecer sobre determinado assunto (no meu caso, normalmente problemas jurídicos de todos os tipos, inclusive aqueles fora da minha esfera de compreensão), o colega de trabalho que quer uma opinião. Todas essas pessoas estão ali, constantemente cobrando, ainda que silenciosamente.

Já o inferno interior é a culpa, e essa é ainda mais cruel. A culpa permeia todos os momentos da vida. Se me permito um lazer, lá vem a culpa me lembrar das tantas obrigações procrastinadas. A culpa se imiscui inclusive nos meus sonhos, e é comum sonhar que perdi um prazo, ou que tenho uma tarefa a cumprir que esqueço repetidamente.

O aspecto externo interfere diretamente no aspecto interno. De certa forma, até prefiro que a cobrança alheia seja bem marcada e insistente, porque, ao mesmo tempo, me torna mais propensa a vencer a inércia, e, por outro lado, diminui a culpa - a chatice do outro é um bom alívio para as nossas culpas. Que o digam os maridos infiéis cujas esposas lhes enchem os ouvidos de reclamações e desaforos (ou vice-versa, nesses tempos de igualdade substancial).

Então, repito: eu procrastino. Tenho no meu carro uma sandália, uma calça e uma bolsa para consertar, e uma blusa para trocar. Estão ali há tempos variados, entre 3 meses e 2 semanas, e as providências vêm sendo sucessivamente adiadas. O antivírus do meu computador expirou, e ainda não consegui uma hora para trocá-lo por outro (que já tenho, inclusive).

O procrastinador adia a vida, na esperança de que ela própria se resolva. Adia os compromissos, para que possa também adiar a fruição. O procrastinador é um masoquista. Escrever esse post é procrastinar o que eu deveria estar fazendo agora.

Duas animações muito bacanas que refletem bem como a procrastinação funciona:






¹Procrastinar:
transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair

8 comentários:

Anônimo disse...

Você não está sozinha nessa, querida. É um tormento, né? Mas deve ser um tormento bom, já que a gente não desiste dele, rs.

bj
rosa

Deborah Leão disse...

Rosinha, eu devia ter colocado dedicatória nesse post, porque tinha certeza que você ia se identificar...rsrsrs

F. Gomes disse...

Você nem imagina o quanto eu me identifico com isso... KKKKKKK!!! Sou eu esse carinha who needs to get his stuff done... HAHAHAHHAHHAHHAHAA!!!!

Anônimo disse...

Sendo eu um procrastinador por natureza, e ao mesmo tempo trabalhar com coisas que precisam de respostas rápidas acabei me adaptando.
Hoje finjo muito bem ser uma pessoa eficiente.

Um bom jeito de aprender a fingir também é lendo "A arte de fazer acontecer" e realmente aplicar no dia-a-dia as técnicas do livro (aka GTD).

Recomendo também o excelente http://efetividade.net e http://lifehacker.com

[]'s

Mondo Gatto disse...

Credo! Tava pensando hoje que sou uma procrastinadora compulsiva, se é que existe! Se existe a obrigação de fazer, pode saber que vou enrolar. Venho tentando me educar, criando horários (inclusive com minutos) para fazer tal e tal tarefa. Outra coisa que descobri: quanto menos coisa tenho para fazer, menos tempo tenho para fazer as coisas... ô trem doido!

Unknown disse...

HAHAHAHA tb sou...tenho até comunidade no orkut sobre, mas confesso que me incomoda...
há dias que enfrento verdadeiros dramas interiores por causa disso, hehe

tento levar numa boa...o problema é o pessoal que convive conosco entender...rs

Anônimo disse...

Tenho entrado e fuçado. Tenho gostado bastante. bjo

Bfit.com.br - Suplementos Alimentares disse...

Oi, acabei de fazer o meu, agora posso xertar o seu e vc xereta o meu! uauhahuahu!
Bjo